A Obra do Berço reafirma o seu compromisso com a infância no município do Rio de Janeiro e é eleita conselheira do CMDCA.

Obra do Berço é eleita para o conselho do CMDCA

Obra do Berço é eleita para o CMDCA.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA-Rio) – órgão criado pela Lei Municipal nº 1.873/1992 – tem o objetivo de formular e deliberar políticas públicas relativas às crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras.

A eleição para a nova gestão do CMDCA aconteceu no mês de abril de 2022 e contou com a candidatura de 19 instituições, dentre as quais 10 foram eleitas. Puderam votar todas as instituições registradas e em situação regular no CMDCA, através de seus representantes, escolhendo até 10 entre as 19 instituições candidatas ao cargo de conselheiro. Compete ao CMDCA, entre outras ações: zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes; além de propor, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas destinadas a este grupo no município do Rio de Janeiro.

No processo eleitoral deste ano, a Obra do Berço foi a terceira instituição mais votada, e pode assumir o compromisso público com todas as crianças e adolescentes do município.

Cada gestão tem a duração de 2 anos, e sua composição é paritária, ou seja, tem o mesmo número de representantes da sociedade civil e do poder público, contando com 10 conselheiros titulares da sociedade civil, e seus respectivos suplentes, e 10 conselheiros e seus suplentes representantes do poder público, totalizando 40 conselheiros.

As representantes da Obra do Berço para a gestão do CMDCA 2022-2024 foram as assistentes sociais Thatyana Siqueira Nunes Frez (titular) e Kátia Regina Garcia Teixeira (suplente), que contribuirão nos esforços pela melhoria das condições de crianças e adolescentes no município do Rio de Janeiro.

A Obra do Berço, na figura de suas representantes, irá compor a Comissão de Políticas Públicas e atuará, especialmente, na revisão do Plano Municipal pela Primeira Infância.

Thatyana Frez e Kátia Teixeira, assistentes sociais da Obra do Berço. Obra do Berço é eleita para o conselho do CMDCA

Thatyana Frez e Kátia Teixeira, assistentes sociais da Obra do Berço.

Obra do Berço é eleita para o conselho do CMDCA