A ação voluntária

De acordo com as Nações Unidas, voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas atividades de bem-estar social ou atividades ligadas a outros campos.

Nos últimos anos, verificamos o incremento de ações voluntárias realizadas pelo terceiro setor na área social tanto no Brasil como no mundo. Essa maior participação ocorre em função da dificuldade encontrada pelo Estado no enfrentamento dos grandes problemas que a sociedade atual vivencia.
Uma característica importante da ação voluntária social é o vínculo que se cria entre os participantes da ação e que se expressa por meio de trocas. Nesse momento ocorre algo mágico, pois nos dois lados podemos identificar tanto doadores como receptores de alegria, amor, aprendizagens, conhecimentos, experiências, habilidades, entre tantas outras possibilidades.

O saldo dessa relação vigorosa fruto da ação voluntária é sempre positivo. Positivo ao ponto de podermos vislumbrar um futuro melhor para todos por meio da promoção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais harmoniosa, de uma sociedade que garanta o cumprimento dos Direitos Humanos e se concretize a partir da consideração dos atuais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Obra do Berço participa dessa ação atendendo crianças de 0 a 4 anos em situação de vulnerabilidade social com comprometimento e excelência.
Ao longo dos anos, vem acolhendo, educando e fortalecendo os vínculos sociofamiliares dessas crianças e, assim, contribuindo para a construção de um futuro melhor para o nosso país.

Venha nos conhecer e se encantar com nosso trabalho!
Venha fazer parte de nosso voluntariado!

Entre em contato: voluntariado@aobradobercorj.org.br

“É um ato de amor, carinho e afeto. É dar e receber amor”

“Doação, aprendizado, evolução, amor”

“Oferecer a quem precisa aquilo que é de fato necessário, sem qualquer restrição ou expectativa de retribuição”

“Dar e receber amor, carinho e apoio às boas causas, renovando as esperanças de um futuro melhor para nossa sociedade”

Percepções sobre da ação voluntaria Voluntários da Obra do Berço

Legislação sobre voluntariado no Brasil

Lei Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998

Voluntariado estruturado da Obra do Berço | Um breve histórico

A implantação do Programa de Voluntariado da Obra do Berço teve início em setembro de 2016 quando foi aprovado um plano de ação e constituída uma equipe ad hoc voluntária formada por diretores e outros três voluntários da Instituição responsável pela condução do processo.

O plano foi implementado no inicio de 2017 e permitiu empreender novas formas de fazer as coisas, resolver problemas, inovar o atendimento e contribuir para viabilizar a ampliação do acolhimento e atenção integral.

O exercício realizado ao longo dos últimos anos fortaleceu a Obra do Berço e contribuiu para a construção de uma gestão institucional mais eficaz. No ano de 2023, contamos com 52 funcionários e 120 voluntários e atendemos até 100 crianças, 20 no acolhimento em regime integral e 80 na creche em regime parcial.

Processo seletivo para o voluntariado e áreas de atuação

O processo seletivo da Obra do Berço está aberto ao longo de todo o ano. Para participar, é necessário que o candidato realize contato por meio do endereço voluntariado@aobradobercorj.org.br. As etapas seguintes são preenchimento de formulário, realização de entrevista, ambientação com assinatura do Termo de Adesão e treinamento.

Os voluntários podem apoiar todas as atividades realizadas pela Instituição seja no trato direto com as crianças, seja em atividades meio. Para tal, participam de treinamentos específicos, recebem documentos orientadores de condutas e são supervisionados pelas equipes de Coordenação de Voluntariado e de Assistência Social institucional.

A carga horária de trabalho na Instituição pode variar em função da área de atuação e do desejo do voluntário.

Principais atividades realizadas pelos voluntários: auxiliar os funcionários no cuidado com as crianças de 0 a 4 anos, nas atividades de alimentação, recreação e repouso, em práticas lúdicas de estimulação e em práticas de psicomotricidade.

Carga horária: três horas semanais

Principais atividades realizadas pelos voluntários: auxiliar os funcionários no cuidado com as crianças de 6 meses a 4 anos, nas atividades de alimentação, recreação e repouso, em práticas lúdicas de estimulação e em práticas de psicomotricidade.

Carga horária: três horas semanais

Principais atividades realizadas pelos voluntários: receber e registrar as doações, selecionar o destino de cada uma das peças (bazar e loja), precificar e controlar os estoques (bazar e loja), montar e desmontar os eventos do bazar, divulgar os eventos do bazar, atender o público e vender os produtos durante os eventos.

Carga horária: três horas semanais

Principais atividades realizadas pelos voluntários: organizar as peças recebidas, organizar os estoques locais, atender o público, oferecendo informações e vendendo os produtos, realizar o controle e fechamento do caixa diariamente e divulgar a Obra do Berço.

Carga horária: seis horas semanais

Principais atividades realizadas pelos voluntários: participar de atividades de criação e implantação de eventos, buscar parceiros e doações, divulgar os eventos e participar da venda de convites e produtos, realizar o controle e fechamento dos eventos.

Eventos permanentes: Bingo, Feira Beneficente, Feijoada, Festa Junina, Festa de Natal.

Carga horária: três horas semanais

  • Administração, Financeiro e Recursos Humanos
  • Ambiental – horta urbana, reciclagem e reaproveitamento de materiais
  • Assessoria Jurídica
  • Assistência Social e Psicológica
  • Campanhas Institucionais
  • Captação de Recursos
  • Comunicação e Marketing
  • Enfermagem e Medicina Estoque e Movimentação de Materiais Lavanderia e Reparo de Roupas Nutrição Serviços Gerais
  • SOS Acolhimento

Carga horária: três horas semanais

Informação, capacitação e desenvolvimento de habilidades para uma vida.

Cadastre-se hoje para o trabalho voluntário!

Envie um e-mail para voluntariado@aobradobercorj.org.br com seus dados e informações de contato!