Project Description

Assistência Social

O serviço social na Obra do Berço trabalha com o objetivo de garantir o direito das crianças atendidas na instituição e de suas famílias, e a prevenção de situações de violência.

Atuamos através do acompanhamento regular da situação sociofamiliar em que as crianças estão inseridas. Além do acompanhamento familiar, trabalhamos em articulação com outros serviços do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, como CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares a fim de atender  as complexas demandas trazidas pelas famílias, na tentativa de garantir condições saudáveis de desenvolvimento das crianças.

Uma luta contra a desigualdade social

Há 20 anos trabalho na Obra do Berço como Assistente Social. O exercício da profissão na área de Assistência Social é um privilégio e, ao mesmo tempo, um desafio, pois atuamos na luta contra as desigualdades sociais e buscamos incansavelmente garantir que nosso público alvo, as crianças e suas famílias, tenham acesso aos seus direitos e encontrem alternativas para superação de suas dificuldades. Com isso, colaboramos na conquista de sua autonomia e construção de um futuro mais digno, com os responsáveis assumindo seus filhos e proporcionando aos mesmos melhores condições de vida. Cabe ao Assistente Social muito mais do que “ajudar”.

Somos responsáveis por proteger e garantir os direitos da população, além de orientar e conscientizar as pessoas quanto aos seus direitos e benefícios sociais. Tudo isso com o cuidado de ter como fundamento estudos e pesquisas sobre a realidade vivida por pessoas e grupos na sociedade e conhecimento de normativas legais específicas. Ao longo desses anos, a experiência na Obra do Berço me proporcionou crescimento não só no campo profissional, mas também pessoal. Vivemos momentos especiais quando alcançamos nossos objetivos e resultados institucionais. Principalmente, quanto à proteção integral de nossas crianças, preservação e fortalecimento de vínculos familiares e das relações sociais. Dessa maneira, asseguramos o acesso de nossos usuários aos serviços básicos e políticas de inclusão.

Nosso objetivo é continuar investindo na busca por justiça social para nossas crianças, garantindo que sejam sujeitos de direitos e tenham oportunidades para o seu desenvolvimento pleno, em condições de liberdade e dignidade.

Kátia Regina Garcia Teixeira
Assistente Social da Obra do Berço
(Graduada em Serviço Social pela UFRJ//participante, entre outros cursos, seminários e conferências, do Pacto Nacional pela Primeira Infância e da FIFE/2019 – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica).

Parceiros da Obra do Berço