Amor sem limites: a adoção de uma bebê com Síndrome de Down

Lia chegou à Obra do Berço em agosto de 2023, encaminhada por uma maternidade pública, após sua genitora manifestar o desejo de entregá-la para adoção, mas sem formalizar o processo, deixando a criança em situação de abandono. Com Síndrome de Down e sob investigação de cardiopatia, Lia recebeu cuidados da equipe, que ofereceu afeto, segurança e estímulos para seu pleno desenvolvimento.

No município do Rio de Janeiro, a Obra do Berço acolhe e educa crianças com idade entre 0 meses e 6 anos, garantindo direitos constitucionais. Crianças que se encontram sob medida protetiva recebem acolhimento 24h, enquanto as demais recebem educação formal e atividades complementares esportivas, sociais e culturais na creche, além de acompanhamento médico, fisioterapêutico, fonoaudiológico, psicológico e nutricional. Desde 2018, o Instituto Phi apoia projetos da organização.

Durante sua estadia na instituição, Lia foi diagnosticada com pneumonia e precisou de internação na UTI pediátrica. A equipe cuidou dela com dedicação, até que ela recebeu alta após um mês de tratamento. Paralelamente, a equipe técnica da Vara da Infância iniciou a busca por familiares, sem sucesso, decidindo então pela colocação de Lia em uma família substituta, garantindo-lhe uma nova identidade e convivência familiar.

Em novembro, um casal pretendente à adoção conheceu Lia, esclarecendo dúvidas sobre sua saúde e alinhando expectativas. O encontro foi marcado por emoção, com os novos pais participando ativamente da rotina de Lia, conhecendo seus gostos e dificuldades. A felicidade e o amor foram evidentes na construção dessa nova família.

No fim do ano passado, Lia foi para sua nova casa cercada de afeto, e a Obra do Berço se orgulha de ter sido parte da jornada de construção e fortalecimento dos laços familiares de mais uma criança.

❤️

Por Instituto Phi: https://institutophi.org.br/

Agradecemos aos nossos queridos amigos do Instituto Phi por divulgarem nossas histórias e apoiarem nossos projetos!

Para apoiar histórias como essa, acesse: https://aobradobercorj.org.br/doe