A PSICOMOTRICIDADE E A INICIAÇÃO ESPORTIVA RELACIONADA À EDUCAÇÃO INFANTIL

Várias são as definições sobre Psicomotricidade, mas podemos destacar dentro da Educação Infantil como; “A Ciência que preconiza o desenvolvimento das habilidades, Emocionais, Cognitivas e Psicomotoras nas diversas etapas da vida do ser humano”.

É na Educação Infantil que ela tem o papel primordial dentro do processo de aprendizagem das fases de nossas vidas. E é na primeira fase, que é onde a criança vai ser formada, estruturada e estimulada para que suas habilidades sejam solidificadas. Isto é determinante para a vida da criança, é muito importante, pois é justamente através desta aprendizagem que ela terá noção do seu corpo, do espaço e do ato de mover-se.

Se a Psicomotricidade não for estabelecida na fase infantil, poderá acarretar consequências dolorosas ao desenvolvimento futuro da criança, seja no lado psicomotor ou no lado psico-afetivo. E cada fase da aprendizagem deverá ser seguida dentro de sua etapa de crescimento. Toda criança precisa conhecer suas limitações e possibilidades de ações. Até se expressar corporalmente com mais liberdade, mesmo que seja de uma forma natural ou até estimulada.

Já a Iniciação Esportiva se dá na segunda fase, através de jogos considerados simbólicos e brincadeiras. Já que nesta fase a criança já apresenta suas habilidades mais desenvolvidas e brincam com muito mais intensidade. E é por meio dos jogos simbólicos e a situação de faz-de-conta que a criança compreende as regras sociais, desenvolve as habilidades físicas, aprende a lidar com os próprios sentimentos e a se preparar para os desafios da vida adulta. Ela exercita sua capacidade de pensar e representar simbolicamente suas ações. É através de um jogo simbólico que a criança se relaciona com o mundo, eles atribuem gestos, expressões faciais, movimentos apreendidos e faz com que a criança se transporte do mundo real para o mundo da fantasia, criando sua própria imaginação. São considerados jogos e brincadeiras como Iniciação Esportiva; os arremessos, sinuosas, saltos, corridas, jogos com bolas, pular corda, amarelinha, pega-pega, dança, dentre outros.

O Objetivo principal da Psicomotricidade, é desenvolver na criança melhorias, tais como:

  • Aprendizagem cognitiva;
  • Desenvolvimento motor;
  • Utilização do controle do corpo;
  • Espaço corporal;
  • Desenvolver as principais habilidades físicas como: equilíbrio, lateralidade, ritmo, coordenação motora fina e grossa.
  • Dentro de todas as suas fases, a Psicomotricidade tem o principal papel de atuar no desenvolvimento da criança para um melhor relacionamento com o mundo!

(Nina Camilo – professora de Educação Física e Psicomotricista)

Interação com outras crianças

A criança precisa também interagir com outros amiguinhos, e para isto ela necessita estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas, pelos gestos também.

Dentro de todas as suas fases, a Psicomotricidade tem o principal papel de atuar no desenvolvimento da criança para um melhor relacionamento com o mundo!

Nina Camilo - Professora de Educação Física e Psicomotricista

Parceiros da Obra do Berço