Project Description

A Psicologia na Obra do Berço

A Obra do Berço atende a crianças na primeira infância, que corresponde ao período de zero até 3 anos de idade.
Diversas pesquisas e documentos legais apontam que o olhar atento e sensível para essa fase de desenvolvimento é fundamental para a proteção, para a garantia dos direitos das crianças e para o desenvolvimento integral das mesmas.

Através da contribuição da neurociência, sabemos que, nos anos iniciais de vida da criança, temos o período de maior plasticidade cerebral e oportunidades de desenvolvimento de habilidades e aprendizagem.

Portanto, ao acompanharmos as crianças em suas demandas de movimento, afeto, brincar e descobertas, oferecendo um ambiente seguro, responsivo e acolhedor, compreendemos que esse período poderá reverberar ao longo de sua vida, na construção da subjetividade, em seu bem estar, na construção de habilidades socioemocionais, ampliando fatores de proteção ao seu desenvolvimento.

O Serviço de Psicologia na Obra do Berço cultiva esse olhar com foco nos seguintes objetivos principais:

  • Atenção à 1ª infância, à sua especificidade e aos marcos do desenvolvimento, buscando o acompanhamento das crianças, a facilitação do desenvolvimento integral e habilidades.
  • Acolhida à criança e à família, desde a chegada ao serviço de acolhimento, com respeito à singularidade e aos direitos.
    Participação da criança.
  • Elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA), que é um instrumento de planejamento que, a partir do estudo aprofundado de cada caso, servirá como um norte para as ações a serem realizadas de forma a viabilizar a proteção integral, a reinserção familiar e comunitária e a autonomia de crianças e adolescentes afastados dos cuidados parentais, sob medida de proteção, nos serviços de acolhimento.
  • Evolução do acompanhamento psicossocial da criança e da família na Obra do Berço.
  • Diagnóstico e prognóstico dos vínculos familiares.
  • Realização de entrevistas de anamnese, além de elaboração de documentos como relatórios, prontuários, PIA´s e fichas de evolução.
  • Acompanhamento de saúde da criança, junto à equipe técnica, com avaliação de como se deu o acompanhamento de saúde da criança até o momento, verificando a caderneta de vacinação da mesma e outros documentos significativos.
  • Acompanhamento da situação escolar da criança, através da observação no ambiente escolar e também através de estudos de caso com os profissionais de referência da criança.
  • Realização de capacitações periódicas com colaboradores.
  • Realização de estudos de caso com a equipe, priorizando as trocas de experiências entre os diversos colaboradores, assim como momentos de troca de observações, de questões relacionadas às crianças e às famílias.
  • Organização dos espaços, tempos e rotinas junto à equipe.
  • Articulação entre a equipe técnica da instituição com outros órgãos da rede de serviços, proteção e garantia de direitos.
  • Documentar o processo de Acolhimento Institucional da criança na Obra do Berço.
0
Crianças beneficiadas por mês
0
Pessoas impactadas por mês
0
Crianças acolhidas por mês

A Obra

A Obra do Berço é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, com certificação CEBAS pelo MDS (hoje Secretaria Especial do Desenvolvimento Social), fundada em 1928, por um grupo de senhoras para prestar serviços de assistência as mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com confecções de enxovais, pré-natal e puericultura. A partir de 1940, desenvolve um programa de abrigo institucional, com ações socioeducativas e de fortalecimento de vínculos sociofamiliares.

DOE HOJE e apoie nossos Programas

Parceiros da Obra do Berço