Relatório de Atividades do Setor Pedagógico – Segundo Trimestre 2021

Iniciamos abril com a expectativa de um possível retorno presencial já que a Prefeitura do Rio anunciava que os profissionais da área de educação começariam a ser vacinados, mas infelizmente só os profissionais lotados na rede de ensino público foram contemplados nesse primeiro momento. Sendo assim, seguimos com nossas atividades remotas e o atendimento aos acolhidos, enquanto aguardávamos que o Programa Nacional de Imunização ( PNI ) fosse retomado e estendido a outras categorias agregadas ao espaço de atendimento infantil.

No mês seguinte começamos a imunização dos profissionais da creche, esperançosos com o retorno presencial a partir do dia 12 de maio. Preparamos um vídeo informativo que foi enviado para as famílias com a intenção de prepará-los para o cumprimento dos protocolos sanitários e todo espaço físico foi devidamente demarcado atendendo ao orientações norteadoras contidas nesse protocolo conjunto da SME e SMS para prevenção à Covid-19.

Nosso planejamento pedagógico foi elaborado pensando no contexto da pandemia e na mensagem que gostaríamos de passar para as crianças. Desde que tudo isso começou, falamos muito sobre os heróis na linha de frente desse enfrentamento sem considerar que nesse cenário existem outros heróis anônimos que também estão na linha de frente para garantir que a sociedade não fique desamparada , desprotegida e estagnada. Além dos policiais , bombeiros e outros agentes de segurança, temos infinitos profissionais que atuam nas redes de supermercados, farmácias, caminhoneiros que abastecem a cidade de tudo aquilo que é essencial. Das pessoas que se mobilizam e fazem mutirões para arrecadar cestas básicas e distribuir para a população de rua. Temos o serviço de coleta de lixo se expondo diariamente pra fazer a sua parte.

Ninguém pensa no herói humano que todos nós somos quando evitamos o contato com familiares mais idosos para protegê-los ou quando precisamos sair de nossas casas por necessidade de abastecimento e encaramos o inimigo invisível. Sem dúvida, a pandemia produz heróis anônimos com superpoderes que nem imaginávamos ter!

É claro que para a criança, brincar de super heróis faz parte do cotidiano infantil. Eles ficam tão fascinados pelos seus poderes e força, que permeiam a imaginação. Por este motivo, a fantasia foi nosso ponto disparador do projeto, porém o tema estimula mais que isso. Permite trabalhar virtudes como vencer os medos, coragem pra enfrentar desafios, entender o que são valores, atitudes éticas, humildade e empatia.

Trabalhamos também os “heróis de verdade”, pessoas como a gente que fazem também a diferença no mundo com suas ações e escolhas, mesmo sem capas ou superpoderes. É importante ressaltar que todos temos o nosso valor- nossas qualidades e diferenças, nossas limitações e fraquezas. Essa é a justificativa para o tema do nosso projeto: Lutamos para combater um inimigo invisível e nessa batalha diária somos todos verdadeiros heróis. Somos guerreiros que mesmo amedrontados e inseguros, continuam lutando para ser corajosos, destemidos e fortes. E de repente, unindo forças, formamos um time de heróis ( a LIGA), onde cada um com seu “superpoder natural” faz sua parte para combater o mau.

Sim , usamos máscaras mas não para esconder nossa identidade e sim protegê-la. Heróis são cautelosos e agem sempre corretamente, por isso , na medida em que lavamos as mãos, usamos álcool gel, máscaras protetoras, mantemos distância; é porque sabemos que estes são superpoderes que todos nós temos contra o inimigo invisível. Assim demos início a nossa Super Gincana de readaptação à rotina escolar, com muitas brincadeiras animando a semana. E nos revestimos com o nosso maior poder: O SUPER AMOR!

No mês de junho fomos surpreendidos com suspeita de casos de Covid entre nossos funcionários e crianças. Seguindo as determinações de monitoramento e plano de contingência, nossas atividades de atendimento na creche foram suspensas. As atividades remotas foram mantidas e com as crianças acolhidas e matriculadas no  EDI  Rubem Braga foram acompanhadas pela equipe pedagógica enquanto a creche não retomava sua rotina. Mesmo já tendo passado no início do mês o dia mundial do meio ambiente, a data  foi relembrada com uma visita à horta para valorizar a necessidade de preservação daquilo que a natureza pode nos oferecer. Sempre que temos condições de colher e aproveitar nossa horta para produzir temperos e chás, o retorno é muito gratificante.

Fechamos o semestre com nossa Festa Julina interna, com várias brincadeiras, muitos quitutes preparados com ajuda de voluntários que doaram insumos e carinho por nossas cozinheiras ao prepará-los.

Antes do período de recessso, fizemos uma reunião com os pais para informar entre outras coisas, sobre a nossa conquista de implantar a ferramenta do Google Classroom e lançar assim, a Sala de Aula Virtual  para cada turminha de creche.