A OBRA DO BERÇO

A Obra do Berço é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual, fundada em 1928, por um grupo de senhoras para prestar serviços de assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com confecções de enxovais, pré-natal e puericultura. A partir de 1940, desenvolve um programa de abrigo institucional, hoje denominado Acolhimento Institucional, com ações socioeducativas e de fortalecimento de vínculos sociofamiliares.

A Obra do Berço embora pequena é grande em sua missão de acolher, desenvolver crianças em seus primeiros mil dias que se encontram em situação de vulnerabilidade social além de promover o fortalecimento de vínculos familiares.
Ela faz parte da história da cidade maravilhosa, sendo pioneira em seu projeto arquitetônico, primeiro projeto de Oscar Niemeyer. Nosso prédio branco e azul com seus tão famosos brises faz parte da paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro.

Também no seu ideal em 1928, foi pioneira na preocupação com às mulheres e crianças tão pequenas já fragilizadas com as dificuldades da pobreza e marcadas com o sofrimento por toda vulnerabilidade a que eram expostas.

Este olhar solidário e de transformação do futuro de crianças em seus primeiros mil dias sempre foi nossa marca, antes de profissionais falarem muito mais tarde da importância de uma proteção a crianças em sua primeira infância.

Esta é a nossa marca, Obra do Berço sempre semeando futuros baseado no respeito, envolvendo a sociedade civil com voluntários sempre presentes.

Muitos são os cariocas que já fizeram parte de nosso quadro de voluntariado por gerações. Ficaram seus nomes escritos na árvore da Obra do Berço na certeza dia bons frutos que colheriam, o fruto de um futuro digno para nossas famílias.

Convidamos você a escrever o seu nome na árvore da Obra do Berço.

O Cenário

Hoje, o cenário de desigualdade social na cidade do Rio de Janeiro torna imprescindível a continuidade destes serviços de apoio à mulher em vulnerabilidade social, em especial àquelas com filhos na primeira infância. Estas mães precisam deixar seus filhos em local idôneo, que os protejam dos riscos sociais a que ficariam expostos e, sobretudo, ofereça um programa de apoio educativo e suporte emocional, que desenvolvam suas potencialidades cognitivas e fortaleçam os vínculos sociofamiliares. Acolher essas famílias é nosso trabalho.

E cada família demanda um serviço específico quanto ao atendimento de sua necessidade mais profunda e é esse olhar personalizado que nos diferencia.

O Cenário

Hoje, o cenário de desigualdade social na cidade do Rio de Janeiro torna imprescindível a continuidade destes serviços de apoio a mulher em vulnerabilidade social, em especial as que tem filhos com idade na primeira infância.  Estas mães precisam deixar seus filhos em local idôneo, que os proteja dos riscos sociais a que ficariam expostos e, ainda, possua ações que desenvolvam as potencialidades psicomotoras e fortaleçam os vínculos sociofamiliares.

Cada família demanda um serviço específico quanto ao atendimento de sua necessidade mais profunda

As modalidades de atendimento na Obra do Berço são destinados a crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 3 anos em vulnerabilidade social.

Institutional sheltering

O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção previstas na Lei Federal Federal nº 8069/1990 aplicável a crianças sempre que os direitos reconhecidos naquela lei forem ameaçados ou violados. Nesta modalidade são acolhidas 20 crianças, capacidade máxima estabelecida pelas diretrizes legais, 24h por dia.

Institutional sheltering

O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção previstas na Lei Federal Federal nº 8069/1990 aplicável a crianças sempre que os direitos reconhecidos naquela lei forem ameaçados ou violados.  Nesta modelidae são acolhidas 20 crianças, capacidade máxima estabelecida pelas diretrizes legais,  24h por dia.

Educação e Serviço Socioeducativo

Neste serviço, as crianças chegam às 7h30min, saem às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. São assistidas até 80 crianças, cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Estas modalidades devem contribuir para um futuro mais digno, minimizando desigualdades sociais e sobretudo, permitindo o fortalecimento de vínculos dessas crianças com suas famílias e a sociedade em geral.

MISSION

Welcome, develop and strengthen social and family bonds.

.

VISION

To be a social assistance institution committed to excellence in early childhood care.

VALUES

Compaixão, Dignidade, Ética, Respeito, Solidariedade e Transparência

1.000 dias

para semear

o futuro

Objetivo Geral

Prestar assistência à mãe e proteção à criança em situação de risco social e pessoal, proporcionando em ambiente sadio e adequado, seu desenvolvimento psicopedagógico, físico e socioemocial. Além disso, intervir junto aos seus familiares, oferecendo orientação e apoio sociofamiliar, visando à promoção de sua cidadania e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Registros:

Conselho Municipal de Assistência Social
CMAS – nº 285

Conselho Nacional de Assistência Social
CNAS – nº 18.548/38

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
CMDCA – nº 04/050/294

Título e Certificado:

Utilidade Pública Estadual

Decreto nº 403-30/03/61

APOIOS & PARCERIAS:  No money, no mission

A Obra do Berço capta recursos através de campanhas de divulgação do trabalho realizado e de interação com a comunidade local para mobilizar diversos segmentos sociais para viabilizar a execução de sua missão.

Apoio Financeiro e Material:

SME Secretaria Municipal de Educação
Recursos para apoio às atividades escolares (Creche)

Instituto PHI – Philantropia Inteligente
Recursos para apoiar o custeio da operação e administração.

Associados e doadores pontuais

Cooperação Técnica:

Conselhos Tutelares

Vara da Infância da Juventude e do Idoso

Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude

Coordenadorias de Assistência Social

Defensorias Públicas

Coordenadoria de Educação

Órgãos públicos da rede local
(atendimento a encaminhamento dos casos das crianças e seus familiares)

Our Partners

[smls id="969"]