Relatório de Atividades do Setor Pedagógico – Primeiro Trimestre 2021

Finalizamos o ano de 2020 com a esperança de que 2021 pudesse ser o ano do recomeço, já que o ano passado foi um ano desafiador e  frustrante. Felizmente,  com determinação e  comprometimento, a Obra do Berço tem honrado seu compromisso em dar assistência às famílias e nossas crianças até o presente momento. Dessa forma, conquistamos não só a confiança mas também a parceria das famílias que nos deram total apoio ao longo desse tempo.

Mais uma vez, reforçamos que o nosso compromisso é com a vida, com a saúde e o bem-estar de toda a nossa comunidade educativa. Vivemos dias de expectativa,  acompanhando as decisões dos governantes, principalmente no que diz respeito  ao retorno às atividades presenciais. Desde o ano passado, já havíamos nos preparando para esse retorno,  fazendo sondagens periódicas de acompanhamento das famílias, elaborando um criterioso protocolo de segurança incluindo as adaptações necessárias nos espaços físicos e replanejando a nova rotina com uma calorosa e significativa acolhida de nossas crianças. Todas as exigências foram atendidas, as ações foram validadas e os profissionais testados e capacitados, mas mesmo com tudo isso, as creches e  escolas de Educação Infantil, não tiveram autonomia para determinar o retorno das atividades presenciais; aguardando um posicionamento oficial, que possa ainda atestar o exato momento de retornarmos nossas atividades em segurança.

Enquanto não houver um indicativo de que as condições são favoráveis ao aumento da circulação e da convivência presencial, infelizmente, não retornaremos às atividades presenciais. Entretanto, nossas  ações foram mantidas à distância, fazendo uma pequena parada no mês de janeiro, por ser considerado período de férias escolares. Dia 05 de fevereiro, retomamos o contato pelo aplicativo de whatsapp e continuamos enviando mês a mês, as propostas interativas e vídeos para as famílias, pensando sempre  em proporcionar entretenimento,diversão e aprendizagem. As atividades sempre foram pensadas de modo que as crianças aproveitem os recursos disponíveis em casa, como seus próprios brinquedos e materiais alternativos descartáveis (sucatas). As crianças acolhidas em  nossa instituição, também realizaram as atividades sugeridas pelo aplicativo com ajuda de nossa  equipe de funcionárias e contaram ainda, com um roteiro planejado exclusivamente para a rotina adaptada delas.

Realizamos nossa primeira reunião de pais virtual,  no dia 11 de fevereiro, pela plataforma do Google meet. O canal de comunicação foi tão bem aceito, que já pensamos  na possibilidade de fazermos uso de uma nova ferramenta para ampliar ainda mais a comunicação e qualidade do nosso trabalho, com a criação de salas de aulas virtuais, no Google classroom.  A proposta foi apresentada à nossa  presidente, que mostrou-se interessada em levar a pauta para a RET  da equipe. 

Ainda em fevereiro, preenchemos a 2ª etapa do CENSO Escolar da Educação Básica do INEP, que tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento  de matrículas, ao final do ano letivo anterior. No ano corrente, temos além das crianças rematriculadas regularmente na creche, 3 crianças acolhidas que foram matriculadas no EDI Rubem Braga, pois ultrapassaram a idade de atendimento escolar na nossa instituição. E inseridas no programa de Educação da  Obra do Berço,   até 80 crianças com idades variando entre  6 meses a 3 anos. Esse quantitativo se altera constantemente, em função da chegada  ou partida das crianças  que passam principalmente pelo serviço de acolhimento. 

Conforme estava previsto para final de março, programamos uma acolhida de Páscoa seguindo as orientações de retomada presencial, mas que infelizmente não pode acontecer com as crianças de creche. Apenas as crianças que residem na instituição participaram da  programação, que incluiu a contação de histórias, caça aos ovos e um delicioso almoço e lanche comemorativo, que foi carinhosamente preparado e doado pelas voluntárias Roberta e Renata Borges. Realizamos campanha para doação dos ovos de Páscoa  para as famílias de crianças matriculadas na Obra, inclusive para seus irmãos. Na data de entrega dos ovos de páscoa, as famílias também receberam cestas básicas doadas pela APERJ – Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro.

Seguimos assim, finalizando mais um trimestre  de atendimento remoto às famílias  e seus filhos aguardando ansiosamente a vacinação dos profissionais da área educacional e mais uma vez esperançosos de que o retorno seja breve!