Atividades Educativas

Creche na Obra do Berço:

A partir do ano de 2023, os interessados em concorrer a uma vaga na creche Obra do Berço deverão acompanhar o calendário disponibilizado oficialmente pelo site matricula.rio, para obterem as informações sobre o calendário de datas de cada etapa do processo bem como os requisitos.

A Obra do Berço mantém uma parceria firmada com a SME, que gerencia o sorteio de vagas para cada creche conveniada. Após o candidato ser contemplado com a vaga na creche informada no ato da inscrição, o responsável deverá comparecer a unidade e confirmar a matrícula.

Projeto Pedagógico 2024: Descobrindo a Importância da Natureza

Um por todos …e todos pelo futuro do Planeta

OBJETIVO GERAL:


Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

JUSTIFICATIVA:

“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s 2001)

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação se modifique, formando novos hábitos.

Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.

A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente, do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.


Sabemos que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.


O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.


Desta forma, teremos uma noção de que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
  • Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
  • Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
  • Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
  • Repensar e avaliar as atitudes diárias e suas consequências no meio ambiente em que vivemos.
  • Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
    Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
  • Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
  • Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
  • Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
  • Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
  • Estabelecer diferenças entre separar, reciclar e reutilizar.


    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:    
  • Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
  • Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
  • Montagem de painel
  • Produção de texto
  • Teatro
  •  Música
  • Passeios Ecológicos
  • construção horta;


AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.

SUGESTÕES DE TEMAS PARA AS TURMAS:

APRENDENDO ATRAVÉS DAS CORES DO JARDIM

         Sensibilização e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias dimensões.

Os alunos são incentivados, através de cartazes, a manter a sala limpa, colocar o lixo na lixeira, cuidar dos materiais escolares e cultivar hábitos de higiene com o corpo.

         Oficina de desenho

         Rodas de Leituras

         Músicas

         Pesquisa sobre as diversas paisagens que o homem precisa modificar o meio ambiente

         Produção de mudas

ÁGUA, ESPERANÇA E FUTURO. 

         Rodas de Conversa  sobre o meio ambiente e seus problemas.

         Oficinas de desenho, colagem e pinturas

         Pesquisas envolvendo o tema

DEIXANDO DE SE LIXAR PARA O LIXO

         Realização de rodas de conversas

         Oficinas de desenho, colagem e pintura

         Montagem de uma peça teatral

         Pesquisas relacionadas ao tema

         Sensibilização e mobilização em relação ao meio ambiente e seus problemas através da confecção de cartazes e de uma maquete apresentando um rio limpo e um outro poluído.

         Oficinas de música onde aprenderam diversas músicas que abordam o meio ambiente.

 EDUCAÇÃO E VIDA: COMPROMISSO COM O PLANETA.

         Sensibilização e mobilização em torno do meio ambiente e seus problemas através da colocação de cartazes em sala de aula.

         Roda de conversa sobre o meio ambiente e seus problemas

         Pesquisa sobre animais em risco de extinção

         Produção de texto

         Implantação de uma campanha de alerta sobre o uso da água na escola

         Implantação de uma campanha de alerta sobre a limpeza na escola

Dentro de todas as suas fases, a Psicomotricidade tem o principal papel de atuar no desenvolvimento da criança para um melhor relacionamento com o mundo!

Nina Camilo - Professora de Educação Física e Psicomotricista