UM PERÍODO ESPECIAL

O começo da vida pode influenciar o que será do resto dela.

É nesse período que cada célula do corpo está sendo formada e programada. Os primeiros 1000 dias de vida se referem ao período que vai de zero a 3 anos anos de idade, incluindo o período gestacional. O crescimento e o desenvolvimento nesse período são maiores do que toda a vida.

São 270 dias de gestação mais 365 do primeiro ano de vida e 365 do segundo aninho. Eis que chegamos a 1000, soma que simboliza a principal janela de oportunidades para uma infância cheia de vigor, com impactos que se estendem por décadas.

Esse período pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.

Os 1000 dias representam um conceito novo, elaborado com base em pesquisas realizadas nos quatro cantos do planeta, e que já batiza um programa do UNICEF (que faz parte da Organização das Nações Unidas) para a promoção da saúde das gestantes, do aleitamento materno e de uma alimentação equilibrada desde o início da vida, além dos cuidados primeiros dois anos do bebê são fundamentais para a saúde do indivíduo durante o resto de sua vida.

Essa fase molda o desenvolvimento físico e mental da criança. Isso porque, tanto no ventre materno como nos dois primeiros anos de vida, o organismo está mais sensível às influências do ambiente.

Antes e durante a gravidez

Planejamento da gravidez e a preparação do organismo.

Cuidados da mulher com a sua saúde, ganho de peso adequado, alimentação e bem-estar da criança.

1 a 12 meses

Nesta fase algumas ações são importantes, como conversar com o bebê olhando nos olhos, falar de forma carinhosa, estimulá-lo com objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 3 centímetros, deitá-lo de barriga para cima e estimulá-lo a levantar o pescoço, para que ele fortaleça a musculatura desta região.
Estimular que o bebê toque objetos com as mãos, sempre conversando olhando para ele. Uma boa dica é deitá-lo de bruços, apoiado nos bracinhos, e brincar com ele, mostrando brinquedos.
Nesta idade, uma boa ideia é sempre esperar a reação do bebê ao lhe oferecer algo, seja comida ou um brinquedo. É importante também estimulá-lo a tentar alcançar os objetos oferecidos. Estimular o bebê com os sons fora de seu campo de visão também o ajuda a procurar por eles, virando a cabeça. Também é a época para estimulá-lo a mudar de posição, rolando.
Nesta fase o bebê já começa a buscar atenção das pessoas e é importante que os pais se mostrem atentos aos pedidos dela. Brinquedos fáceis de segurar são importantes para que ela treine segurá-los e mudá-los de mão. Além disso, é uma fase interessante para estimular a fala, conversando e cantando bastante para a criança, e usando palavras fáceis que ela possa repetir. Brincar no chão é interessante para que ela se estimule a sentar, se arrastar e depois engatinhar.
Nesta idade brincadeiras com gestos, como palmas e dar tchau, são importantes para que o pequeno imite. Vale também estimular que a criança comece a pegar objetos menores, usando o movimento de pinça do indicador e do dedão. Livros com figuras ajudam a criança a se expressar e interagir com os pais.

1 a 2 anos

Esta é a fase em que os limites precisam começar a ser impostos e os pais devem ser firmes. Vale a pena começar a se afastar do pequeno por curtos períodos de tempo, para que ele não tenha medo da ausência dos pais. É importante também estimular a criança a usar mais palavras do que gestos e se locomover com mais frequência, para que assim ela se sinta segura para se arriscar a andar.

É uma época boa para contar histórias, ouvir música e dançar com a criança. Também pode-se estimular que ela rabisque no papel, o que estimula sua criatividade. É interessante também estimulá-la para que não ande só para frente, mas para os lados e para trás.

Nesta fase é interessante começar a mostrar objetos na televisão, revistas e livros e dar seus nomes. Repare se a criança começará a juntar palavras e tentar articular frases curtas. É uma época em que a criança começa a demonstrar vontade própria e falar bastante não.

As modalidades de atendimento na Obra do Berço são destinadas a crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses em vulnerabilidade social.